• Instagram

    Lotação esgotada! Não cabe um fio de linha aqui dentro 🙃🙃🙃 #boneco #bonecoestrela #ciadasmaos Fantoches cobras, vestem até o cotovelo e têm a boca manipulável. A molecada ama e eu também!! 😁😁😁 #bonecos #fantoche #feltro Trocadores para bebês prontinhos! ♥️♥️ Dia de sol, festa de luz! Uma ótima semana para todos nós 😘😘 Bom dia ♥️ Várias meninas fantochas nascendo por aqui hj ♥️♥️♥️ Tá passeando em Gramado? Vem conhecer a loja 😍😍#patchwork #seminole #artesanato #ciadasmaos #gramadoecanela Seminole, tá tendo! Barrados em panos de prato 😀 Panos de prato para louça de domingo! #panodeprato  #patchwork #ciadasmaos #tecido Quadrado de chão, mais um seguiu viagem. #ciadasmaos #patch #patchwork  #tapetedeatividades 😍😍
  • Quantas fraldas o Brasil descarta?

    Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
    - 204 fraldas por segundo
    - 12. 240 fraldas por minuto
    - 734.400 fraldas por hora
    - 17.625.600 fraldas/DIA
  • Trocar 5500 fraldas DESCARTÁVEIS x 40 fraldas de PANO, é viável?

    Minha intenção com este blog é divulgar informações, dados, estatísticas a respeito do uso de fraldas. Quais são os impactos do uso de fraldas descartáveis? Quais são as desvantagens do uso de fraldas de pano? Viabilidade, sustentabilidade, impacto ambiental. O que pesa mais? Um lixão sobrecarregado de fraldas a céu aberto ou um sistema de águas sobrecarregado de água, sabão e dejetos fecais?

Entrevista 02 – Raquel, 1 filho

Raquel mora no interior de SP, usa fraldas de pano convencionais (calças plásticas + fraldas) e agora também as nossas, modelo AIO (all in one). Tem um menino de 1 ano e pouco, o Elias, o nosso pequeno modelo das fotos abaixo.  Achei muito legal seu comentário: – o fato de vc usar ou começar a usar frada de pano não te abriga a fazer isto o tempo todo,  se você deixar de usar as de pano e usar poucas  fraldas descartaveis, já esta valendo, você sempre pode colocar uma descartavel se está de tpm ou se acordou de mal humor, os benefícios para o meio ambiente serão pelo menos de umas tantas  fraldas  a menos!

Elias, nosso pequeno modelo! Elias, foto 2

1)- Desde quando você usa fraldas de pano? Desde que o Elias nasceu? O que te motivou a usá-las? O que te desanima a usá-las, bate um desespero de vez em quando?
Eu uso fralda de pano desde que cheguei em casa com o Elias, no começo não conhecia estas fraldas mais “modernas” e usava as tradicionais (fralda quadrada dobrada e presa com fita crepe com calça plastica por cima), mas em viagens eu sempre usei descartavel.
No começo o que desanimava era ter que passar, porque tinham me falado que tinha que passar, só fui descobrir que não era nescessário quando o Elias estava com 6 meses. Fui conhecer estas fraldas da Bettina quando o Elias tinha (acho) 1 ano e 4 meses.
Desespero em relação as fraldas nunca rolou, principalmente porque quando o Elias ficou doente com diarreia e acordando muito e usei nestes dois dias fraldas descartaveis, como sou sozinha se eu não estava dando conta nem de comer direito não ia dar conta de lavar fralda.

2)- Quantas fraldas você conta por criança, por dia?
No começo quando ele era RN, tinha dia que chagava a usar 12 fraldas, depois reduziu para umas 6 ou 7 por dia e atualmente entre 3 e 6 fraldas por dia.

3) – Quantas fraldas você tem ao todo,  para ele?
As fraldas tradicionais, pode parecer loucura, mas eu tinha umas 70, dava para lavar a cada 3 dias e ainda ter tempo para passar. Agora eu tenho 21, pensei em 3 jogos de 7 fraldas, no inverno ele estava usando 7 fraldas por dia e demorava para secar, assim dava tempo de lavar e secar, agora com estas 21 eu lava três vezes por semana. Mas na compra do tamanho maior vou comprar 12, que eu acredito ser suficiente.

4)- O que seria ideal em termos de manutenção, morando em Piracicaba, clima seco, etc? Quanto tempo entre usar a primeira fralda e a última já tendo a primeira limpa e pronta para uso novamente? Você usa secadora de roupas ou elas secam no varal, apartamento ou quintal?
Eu não uso secadora, as fraldas secam na area de serviço onde bate sol no final da tarde e paga muito vento, no inverno as fraldas estavam demorando muito para secar então improvisei um varal no quintal onde bate sol das 11h às 18h. Eu penduro elas abertas para secar mais rápido. Acho que entre usar, lavar e secar, lavando uma vez ao dia vai entre 24 e 48 horas dependendo do tempo.

5)- Fraldas noturnas também são de pano? Vazam? Você monta algum esquema absorvente especial que seja somente noturno? Você faz alguma restrição de líquido com o Elias já no entardecer/noitinha? Troca a fralda no meio da noite ou vai direto?
No começo quando eu usava de pano a noite também, mas parei no primeiro inverno e continuo com as descartaveis durante a noite, mas estou pensando em voltar a usar agora, porque ele tem feito xixi só pela manhã. Eu não restrinjo liquidos, amamento em livre demanda inclusive a noite, entre 0 e 5 mamadas durante a noite, além de que tem vezes em que ele pede agua durante a noite. MAS está muito quente até eu bebo agua de madrugada.

6)- Tempo de troca, de quanto em quanto tempo você faz a troca? Elias usa as fraldas de pano na rua também ou nessa situação você opta pelas descartáveis?
Eu contumo trocar sempre que noto que está com xixi. Deve ser uma ou duas trocas na parte da manhã e trê na parte da tarde.
Na maior parte das vezes ele sai com as de pano, só em viagens ou se vou passar o dia todo fora é que opto pela descartavel.

7)- Em termos de assaduras: aumentou a frequencia de assaduras? Se você esticar o tempo entre as trocas, é automático o aparecimento das assaduras? Pode ter haver com a tua alimentação?
As únicas vezes em que ele teve assadura foi com o uso da descartavel e em epoca de calor. As vezes se esticar o tempo entre as trocas a pele fica um pouco vermelha, mas não chega a assar, um banho só de agua já resolve o problema, ou no máximo um pouco de pomada para assadura, que só uso nestas ocasiões.

8)- Em termos de diarréias: muda algum procedimento ou você mantém a troca das fraldas conforme a necessidade?
Quando ele teve diarreia eu usava as fraldas de pano tradicionais e mantive o mesmo esquema, trocando conforme a nescessidade. Quando ele teve diarreia com estas ele estava acordando de meia em meia hora a noite, então usei por dois dias as descartaveis, para não ter que lavar fraldas.

9)- Limpeza: alguma dica especial para a manutenção das fraldas? Existe algum molho/mistura especial? Você usa amaciante com as fraldas ou realmente inibe a absorção?
Eu deixo as fraldas de molho com agua e sabão, separadas as de cocô e as de xixi. Não uso amaciante em nenhuma roupa do meu filho.

10-) Papel de fraldas: Você chegou a usar aquele papel de fralda, que é colocado entre o bebê e a fralda, funcionando como uma espécie de filtro para segurar um eventual cocô? Foi/É útil? Valeria a pena tê-lo para uso diário ou somente para ocasiões especiais?
Eu achei este papel super útil e legal, mas eu não usaria no dia-dia, porque não vejo problema em limpar fralda, mas é um excelente opção para passeios e até mesmo viagens.

11)- Em termos de consumo de água/sabão/luz, há como se estimar o aumento nas tuas contas de consumo (água, luz). Quanto sabão a mais você gasta mensalmente em função da lavagem das fraldas? Acha que é um argumento viável alegarem que se gasta mais em água, luz e sabão e o benefício em termos de meio ambiente não se paga?
Na água e luz eu não notei aumento das contas.
Sabão eu uso sabão de côco em barra para lavar as fraldas e o Elias já vai fazer 2 anos e eu ainda estou no segundo pacote de sabão em barra. As as fraldas só vão para máquina com a máquina cheia, sempre lavam junto com outras roupas para não desperdiçar agua e energia e ai vão com o sabão em pó que já iria usar mesmo.

12)- Você acha que o Elias, vai desfraldar mais cedo que uma criança usando descartáveis, pelo fato dele usar fraldas de pano e perceber a umidade ou uma coisa não influencia a outra?
No começo eu achava que sim, mas agora acho que não, acho que depende mais da maturidade dele, mas talvez ele perceber o xixi ajude, não sei ainda.

13)- O Elias agora já é maiorzinho, ele demonstra alguma preferência ou para ele é indiferente? Ele “gosta” das fraldas de pano?
Ele gosta das fraldas de pano quando falo para trocar ele deita, quando ele vê uma fralda pede para trocar, ele também faz isto com as cuecas, mas com a descartavel não.

14)- Se você encontrasse alguém na rua e tivesse que convencê-la a usar fraldas de pano, qual seria seu mais forte argumento?
Eu diria que é mais saudavel para a pele do bebê, que não dá tanto trabalho quanto parece, vale a pena financeiramente a longo prazo, além de ser ecológicamente correto.

Deixe um comentário

