• Instagram

    Lotação esgotada! Não cabe um fio de linha aqui dentro 🙃🙃🙃 #boneco #bonecoestrela #ciadasmaos Fantoches cobras, vestem até o cotovelo e têm a boca manipulável. A molecada ama e eu também!! 😁😁😁 #bonecos #fantoche #feltro Trocadores para bebês prontinhos! ♥️♥️ Dia de sol, festa de luz! Uma ótima semana para todos nós 😘😘 Bom dia ♥️ Várias meninas fantochas nascendo por aqui hj ♥️♥️♥️ Tá passeando em Gramado? Vem conhecer a loja 😍😍#patchwork #seminole #artesanato #ciadasmaos #gramadoecanela Seminole, tá tendo! Barrados em panos de prato 😀 Panos de prato para louça de domingo! #panodeprato  #patchwork #ciadasmaos #tecido Quadrado de chão, mais um seguiu viagem. #ciadasmaos #patch #patchwork  #tapetedeatividades 😍😍
  • Quantas fraldas o Brasil descarta?

    Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
    - 204 fraldas por segundo
    - 12. 240 fraldas por minuto
    - 734.400 fraldas por hora
    - 17.625.600 fraldas/DIA
  • Trocar 5500 fraldas DESCARTÁVEIS x 40 fraldas de PANO, é viável?

    Minha intenção com este blog é divulgar informações, dados, estatísticas a respeito do uso de fraldas. Quais são os impactos do uso de fraldas descartáveis? Quais são as desvantagens do uso de fraldas de pano? Viabilidade, sustentabilidade, impacto ambiental. O que pesa mais? Um lixão sobrecarregado de fraldas a céu aberto ou um sistema de águas sobrecarregado de água, sabão e dejetos fecais?

Gabriela e sua Inaê

Ler a história da Gabriela com a sua Inaê foi a coisa mais delícia da semana, fiquei tão satisfeita!! Acredito que usar fraldas de pano não é tão simples como usar descartáveis, mas também não é o bicho de 10 cabeças que muitos descrevem.

Gabriela e Inaê, 6 meses exclusivos de fraldas de pano! Marca Fralda Bonita!

Gabriela e Inaê, 6 meses exclusivos de fraldas de pano! Marca Fralda Bonita!

Cara Bettina e amigos da equipe Babyslings+ FraldaBonita:

É com muito orgulho que nossa filhotinha está completando 6 meses de vida sem nunca ter utilizado uma única fralda descartável!!

Estou me sentindo tão vitoriosa como pelos 6 meses em aleitamento exclusivo que ela também completará, mas talvez ainda mais, pois a amamentação pelo menos é socialmente apoiada. Já quanto às fraldas de pano realmente tivemos que ouvir todo tipo de palpite e crítica, em geral com muita ironia e descrença, todo mundo achando que “não daríamos conta” etc.

Mas a verdade é que tem sido tão fácil!

Inaê - 6 meses usando fraldinhas da marca Fralda Bonita!

Inaê - 6 meses usando fraldinhas da marca Fralda Bonita!

Basta escovar um pouquinho a fralda suja ou molhada, jogar de molho no sabão de coco nos baldes já separados pra isso, e depois de algumas horas enxaguar, torcer e estender – e mesmo na época de chuvas em Brasília já secava super-rápido, imagina agora que estamos na seca… Ou seja, não tem mistério! Foi assim com todos os bebês há até bem pouco tempo atrás, e olha que ainda era esquema de alfinete, ou fita crepe… Mas agora tem estas fraldas de pano da FraldaBonita com estampas lindas e fechamento a velcro ou pressão!

Começamos com 8 fraldinhas, e deu tranquilamente, era só se organizar pra estender uma leva de manhã, e outra leva à noite. Com o tempo, fomos comprando mais fraldinhas, hoje temos 14 (incluindo 3 calças plásticas e 2 fraldas plus, que preferimos sempre deixar de “reserva” pra usar só em último caso, já que elas poderão ser utilizadas até bem mais tarde). Com este número, deu pra relaxar bem, e hoje basta fazer uma vez, geralmente à noite, o processo de enxague, e depois usamos a máquina só pra centrifugar. No outro dia de manhã, em geral já estão secas, ou no máximo até meio-dia.

E olha que aqui em casa somos só eu e o marido, mas a rotina das fraldas está sendo bem tranquila!

Agora, a crítica mais recente que temos ouvido é a de que fraldas de pano seriam “menos ecológicas” por conta da água usada pra lavar. Primeiro, este argumento já é furado, pois o processo de produção de plástico também leva água, sim (e muita). Segundo, aqui em casa a gente utiliza a própria água do banho da Inaê pra fazer o molho das fraldinhas… Já viu o tanto de água que vai em único banho do bebê na banheirinha ou bacia? Dá pra encher uns 2 baldes, às vezes até 3! Mas é uma água bem limpinha onde só foi usado um tiquinho de sabão neutro de glicerina, então pra que jogar fora? Dá pra usar sem problema pra fazer o molho das fraldas com sabão de côco.

Além de saber que estamos fazendo um pouquinho pelo planeta, percebemos claramente que nossa bebéia fica menos tempo molhada ou suja do que os bebês de fralda descartável, porque no fundo esta coisa de descartável traz conforto apenas pros pais que ficam achando que os bebês continuam sequinhos só porque um monte de gel químico mantém a fralda seca, mas não é conforto pros bebês, que acabam ficando cheios de alergias, assaduras etc. Enfim, coisas que nossa bebéia não tem e nunca precisou ficar usando hipoglós e coisas do tipo. No máximo, passamos um bom óleo vegetal puro nela (em geral, de côco).

Sem contar que, com esta percepção melhor dos próprios fluidos que ela adquire, quando chegar o momento dela, estou convencida de que ela desfraldará mais rápido.

Enfim, só vemos vantagens, e nada do terrorismo que pintam por aí.

Espero que mais mães se animem a fazer este teste, e inclusive estou super-aberta a compartilhar com outras mães experiências e dicas sobre a lida com as fraldinhas.

Beijos e mais uma vez parabéns pela proposta e iniciativa de vocês,

Gabriela Cunha (mãe da Inaê, nascida em fevereiro de 2010)

Inaê usando fralda modelo plus, Fralda Bonita!

Inaê usando fralda modelo plus, Fralda Bonita!

Anúncios

6 Respostas

  1. Incrível……..Parabéns e continue usando,já que faz bem ao seu bebe e ao Planeta…bjcas…..

    Curtir

  2. Oi Monique, valeu pela força!

    Ah, pessoal, e esqueci de comentar, ainda sobre a questão da água utilizada nas lavagens: depois que as fraldas são retiradas do molho e a água fica suja, ainda a usamos pra dar descarga no banheiro, ou seja, mais um uso possível.

    Acho que, no fim, a gente usa menos ou no mínimo a mesma quantidade de água de antes da bebê nascer!

    Beijos pra todos, e vamos seguir trocando ideias!

    Curtir

  3. Realmente estou impressionada com a consciência ecológica e evoluída de vocês dois, pais da Inaê. Tão jovens e tão comprometidos não só com o meio ambiente mas também em derrubar tabús hipócritas.
    Parabéns pra vocês e um beijo nessa bebéia linda que é netinha de meus amigos queridos> Pá+Má.
    Iliana

    Curtir

  4. Olá mamãe,

    estou muito feliz em encontrar o seu depoimento, pois estou no começo da gravidez, já pensando em só utilizar fraldas de pano, mas realmente, os comentários são os mais negativos, sempre todos dizendo que não daremos conta!! Fico feliz de ver a sua história de como é sim possível, basta querer!! Gostaria de, se possível trocar e-mails com você para saber mais sobre a experiência!
    Parabéns,

    Curtir

  5. Ola Gabriela,

    Gostaria de trocar emails com vc, pois comprei fraldas e ainda não usei,
    Obrigada

    Curtir

  6. oi mamães,
    desculpem não ter visto antes, aí vai meu email = gabriela.cunha.br@gmail.com

    atualização: daqui a uma semana minha florzinha faz 7 meses e continuamos firmes e fortes só no pano, mesmo depois dela ter iniciado a experimentação de legumes e frutinhas (mas continuando com o leite da mamãe como principal)

    ; ) ; )

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: