• Instagram

    Trocadores para bebês prontinhos! ♥️♥️ Dia de sol, festa de luz! Uma ótima semana para todos nós 😘😘 Bom dia ♥️ Várias meninas fantochas nascendo por aqui hj ♥️♥️♥️ Tá passeando em Gramado? Vem conhecer a loja 😍😍#patchwork #seminole #artesanato #ciadasmaos #gramadoecanela Seminole, tá tendo! Barrados em panos de prato 😀 Panos de prato para louça de domingo! #panodeprato  #patchwork #ciadasmaos #tecido Quadrado de chão, mais um seguiu viagem. #ciadasmaos #patch #patchwork  #tapetedeatividades 😍😍 Berço de coelho? Uma sacolinha onde vem colchão, travesseiro e coberta. O habitante, Sr Coelho, vive ali dentro e vai para qualquer lugar. Acabou de brincar? Guarda tudo dentro da bolsinha e a vida segue 🤗❤️A primeira remessa foi um sucesso! 
#brinquedoludico #brinquedodepano #coelho #crianca #criancasfelizes Aventais de crianças, prontos!  Nova remessa em estoque 😊
  • Quantas fraldas o Brasil descarta?

    Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
    - 204 fraldas por segundo
    - 12. 240 fraldas por minuto
    - 734.400 fraldas por hora
    - 17.625.600 fraldas/DIA
  • Trocar 5500 fraldas DESCARTÁVEIS x 40 fraldas de PANO, é viável?

    Minha intenção com este blog é divulgar informações, dados, estatísticas a respeito do uso de fraldas. Quais são os impactos do uso de fraldas descartáveis? Quais são as desvantagens do uso de fraldas de pano? Viabilidade, sustentabilidade, impacto ambiental. O que pesa mais? Um lixão sobrecarregado de fraldas a céu aberto ou um sistema de águas sobrecarregado de água, sabão e dejetos fecais?

Sr Sintético, o sr é vilão??

A beleza de uma plantação de algodão

Nesses anos de fralda de pano algo muito comum é escutarmos que o sintético não é legal, que o natural é o bom, ou comentários nessa linha que as vezes denigrem ou alimentam tal ou qual lado.

Em termos de fraldas de pano, percebo duas fortes tendências, a eco friendly, que se aproxima ao máximo do ecologicamente correto, mas com ressalvas, ainda priorizando a praticidade e o equilíbrio com suas opções de vida e a turma do eco ortodoxos, que abrem mão de algumas praticidades em nome do bem verde.

O meu objetivo aqui é mostrar que trocando 5000 fraldas por +/-40 fraldas de pano, estamos fazendo um bem imeeennnso ao meio ambiente e ao próprio bolso. Como citado em outro post, 17 milhões de fraldas diariamente vão para os lixões brasileiros. E pior, fraldas estas que foram utilizadas por um período médio de 3 a 4 horas apenas. 

Texteis de algodão, uma fibra natural,  são muito queridos e sua demanda tem aumentado ano a ano, é espantoso!

Mas, cada vez mais encontramos tecidos sintéticos interessantes, que vem atendendo expectativas de conforto apresentando as mesmas características acima e acho importante frisar que além de tudo, são tecidos que secam facilmente, tornando o rodízio dessa fralda mais eficiente. São macios e suaves ao toque.

E as crianças que desenvolvem alergia à fralda? Precisam de uma fibra absolutamente natural? E aí eu pergunto, será que uma pele completamente coberta de pomada tem condições de ainda perceber alguma coisa? A condição de irritação gerada pela fralda descartável tem sua origem no gel, quanto mais absorvente, mais gel ela tem e maior o poder da fralda, são utilizadas por um período de tempo maior e o xixi continua ali, perto da criança, proliferando microorganismos numa condição de temperatura e umidade muito amistosas. Nesse caso a culpa é do sintético? Ou da química envolvida no conceito de fralda descartável?

Minha sugestão nessa situação é iniciar o uso das fraldas de pano com fraldas de fibra natural e migrar para um mix com fraldas variadas, de composição mista, natural e/ou sintética, mas mantendo os conceitos claros de quem é vilão e quem é herói!!

Outra questão interessante, o uso de pomadas. Você já pensou em que tipo de componente vai dentro de uma pomada, quanta pomada/creme você usa em 2 anos, pq o uso de pomada/creme é condicional ao usar fraldas descartáveis, não é mesmo? Usar fralda de pano basicamente elimina o uso de pomadas, independente se ela é uma fralda de tecido natural ou sintético. 

Vale à pena pensar nisso! Vamos pensar juntos? Adoraria comentários á respeito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: