• Instagram

    Mais um Natal Luz chega ao fim, mais uma vez meu atelier foi assaltado, sempre nessa época! Mas eu continuo acreditando no poder da energia boa! Seguimos focando no bem, sempre! Avante que 2018 tem tudo para ser um ótimo ano 😍 Mais um pronto (falta forrar, claro)! Tapetes de atividades para bebês brincarem.  #tapetedeatividades  #tapeteinfantil #patchwork #patchaplique  #ciadasmaos #natalluzgramado #compredequemfaz #go +1 projeto na mesa... Corta recorta junta separa, quase quase! Tapete de atividades 😄😛🤗
#ciadasmaos #tapetedeatividades #artesanato #patch #patchwork  #natalluzgramado #compredequemfaz Mobile para bebê conforto. Done! Turma do Mogli, preparando-se para viajar por aí, muitas histórias contar e sorrisos cativar😍 Só agradeço! 
#fantochesdefeltro #ciadasmaos #artesanato #teatrodebonecos Olhinhos curiosos vão se encantar! Primeiro móbile, pronto! #ciadasmaos #mobile #feltro #artesanato Gnomos fantoches! Prontinhos 😍
#gnomos
#fantoche
#boneco
#teatrodebonecos 
#ciadasmaos Zoiudas prontinhas! Pintando as pupilas! #cobra #bonecos #fantochedefeltro #ciadasmaos
  • Quantas fraldas o Brasil descarta?

    Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
    - 204 fraldas por segundo
    - 12. 240 fraldas por minuto
    - 734.400 fraldas por hora
    - 17.625.600 fraldas/DIA
  • Trocar 5500 fraldas DESCARTÁVEIS x 40 fraldas de PANO, é viável?

    Minha intenção com este blog é divulgar informações, dados, estatísticas a respeito do uso de fraldas. Quais são os impactos do uso de fraldas descartáveis? Quais são as desvantagens do uso de fraldas de pano? Viabilidade, sustentabilidade, impacto ambiental. O que pesa mais? Um lixão sobrecarregado de fraldas a céu aberto ou um sistema de águas sobrecarregado de água, sabão e dejetos fecais?

Sr Sintético, o sr é vilão??

A beleza de uma plantação de algodão

Nesses anos de fralda de pano algo muito comum é escutarmos que o sintético não é legal, que o natural é o bom, ou comentários nessa linha que as vezes denigrem ou alimentam tal ou qual lado.

Em termos de fraldas de pano, percebo duas fortes tendências, a eco friendly, que se aproxima ao máximo do ecologicamente correto, mas com ressalvas, ainda priorizando a praticidade e o equilíbrio com suas opções de vida e a turma do eco ortodoxos, que abrem mão de algumas praticidades em nome do bem verde.

O meu objetivo aqui é mostrar que trocando 5000 fraldas por +/-40 fraldas de pano, estamos fazendo um bem imeeennnso ao meio ambiente e ao próprio bolso. Como citado em outro post, 17 milhões de fraldas diariamente vão para os lixões brasileiros. E pior, fraldas estas que foram utilizadas por um período médio de 3 a 4 horas apenas. 

Texteis de algodão, uma fibra natural,  são muito queridos e sua demanda tem aumentado ano a ano, é espantoso!

Mas, cada vez mais encontramos tecidos sintéticos interessantes, que vem atendendo expectativas de conforto apresentando as mesmas características acima e acho importante frisar que além de tudo, são tecidos que secam facilmente, tornando o rodízio dessa fralda mais eficiente. São macios e suaves ao toque.

E as crianças que desenvolvem alergia à fralda? Precisam de uma fibra absolutamente natural? E aí eu pergunto, será que uma pele completamente coberta de pomada tem condições de ainda perceber alguma coisa? A condição de irritação gerada pela fralda descartável tem sua origem no gel, quanto mais absorvente, mais gel ela tem e maior o poder da fralda, são utilizadas por um período de tempo maior e o xixi continua ali, perto da criança, proliferando microorganismos numa condição de temperatura e umidade muito amistosas. Nesse caso a culpa é do sintético? Ou da química envolvida no conceito de fralda descartável?

Minha sugestão nessa situação é iniciar o uso das fraldas de pano com fraldas de fibra natural e migrar para um mix com fraldas variadas, de composição mista, natural e/ou sintética, mas mantendo os conceitos claros de quem é vilão e quem é herói!!

Outra questão interessante, o uso de pomadas. Você já pensou em que tipo de componente vai dentro de uma pomada, quanta pomada/creme você usa em 2 anos, pq o uso de pomada/creme é condicional ao usar fraldas descartáveis, não é mesmo? Usar fralda de pano basicamente elimina o uso de pomadas, independente se ela é uma fralda de tecido natural ou sintético. 

Vale à pena pensar nisso! Vamos pensar juntos? Adoraria comentários á respeito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: