Água Sanitária x Água oxigenada

 

roupa branca nem sempre precisa de água sanitária!

roupa branca nem sempre precisa de água sanitária!

 

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, viver uma vida mais amiga do ambiente não implica sacrifícios mas antes uma mudança de mentalidades e de hábitos em acções do quotidiano tão simples como lavar a roupa. Saiba como tratar da roupa de forma ecológica, sem sacrificar a maravilhosa sensação que é vestir uma camisola ou deitar-se em lençóis acabados de lavar.

1)- Sempre que possível, lave a roupa em água fria. Não só poupará energia e dinheiro, como conseguirá ainda prolongar a vida do seu vestuário.

2)- Utilize detergentes e amaciadores para a roupa amigos do ambiente, ou seja, produtos que sejam biodegradáveis e que não contêm lixívia, corantes, aromas e ingredientes que tenham na sua base petróleo. Respeite as doses indicadas nas embalagens dos detergentes e amaciadores para evitar o desperdício.

3)- Evite usar lixívia, substituindo-a por água oxigenada a 3%, que é uma alternativa muito mais ecológica e com o mesmo efeito. Adicione 1 copo de água oxigenada à máquina sempre que lavar roupa branca e, nestes casos, pode e deve utilizar água quente. Outra alternativa amiga do ambiente à lixívia é o sumo de limão: adicione ½ copo à lavagem de roupa branca.

4)- Sempre que possível seque a roupa ao ar livre, preferencialmente numa corda ou em cabides de madeira – evite os estendais de plástico. As máquinas de secar roupa são enormes consumidoras de energia, o que também se reflecte na conta da electricidade. Se não tiver alternativa, pode minimizar os efeitos das máquinas de secar roupa no meio ambiente efectuando o máximo de secagens seguidas, de forma a aproveitar o calor acumulado.

5)- Lavar a roupa de forma ecológica também passa por adequar o programa da máquina de lavar roupa à carga de roupa em si, o que se traduz num desgaste menor da roupa, poupanças energéticas e de água.

6)- Respeite o ambiente e diminua o consumo de electricidade ao colocar a máquina de lavar e/ou de secar a trabalhar apenas durante os tarifários mais económicos. Uma vez que a maioria dos modelos são programáveis, é possível efectuar este gesto ecológico a qualquer hora do dia.

http://www.protegeoqueebom.pt/dicas-e-curiosidades/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: