• Instagram

    Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

  • Quantas fraldas o Brasil descarta?

    Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
    - 204 fraldas por segundo
    - 12. 240 fraldas por minuto
    - 734.400 fraldas por hora
    - 17.625.600 fraldas/DIA
  • Trocar 5500 fraldas DESCARTÁVEIS x 40 fraldas de PANO, é viável?

    Minha intenção com este blog é divulgar informações, dados, estatísticas a respeito do uso de fraldas. Quais são os impactos do uso de fraldas descartáveis? Quais são as desvantagens do uso de fraldas de pano? Viabilidade, sustentabilidade, impacto ambiental. O que pesa mais? Um lixão sobrecarregado de fraldas a céu aberto ou um sistema de águas sobrecarregado de água, sabão e dejetos fecais?

Impermeabilizando as fraldas e absorventes em 3.2.1 – Parte 2 Ou na indústria do sabão não tem crise!

Hoje vamos falar de sabão líquido. Alguém já parou para pensar pq quando temos um bebê recomenda-se usar outro tipo de sabão? Um sabão mais suave, ou mais fraco ou menos agressivo,  ou de glicerina, de côco ou what ever ou sei lá o que? Mas sabão não é sabão? Não daria no mesmo pegar um sabão poderoso da vida e diluir..

Outra questão a se pensar sobre, quem tem descarga da máquina de lavar visível? Ou seja, que pode ver a água que sai do enxague, se está limpida, cheia de espuma, se está turva, etc… Normalmente as máquinas modernas efetuam o ciclo de lavagem, descarte, enxague, descarte e a água volta para o sistema de canalização, não visível.

Impermeabilização de fraldas x sabão líquido. Você procura por fraldas de pano? Aqui têm www.lojababyslings.com.br

Impermeabilização de fraldas x sabão líquido. Você procura por fraldas de pano? Aqui têm http://www.lojababyslings.com.br

Por hábito, usamos sabão demais. Essa é a dura realidade. Queremos roupas limpas, atendemos instruções de uso dos fabricantes de sabão, queremos evitar ao máximo qualquer contaminação e dá-lhe usar sabão de mais, alvejantes do tipo peróxidos, ou clorados, amaciantes, perfumes, facilitadores para passar roupa…  os corredores de mercado que abrigam a questão “lavar roupas” nunca foi tão preenchido e feliz, a indústria comemora. Crise? Que crise? Na indústria do sabão não tem crise, gente…

Em tese, não deveria sobrar nenhum tipo de resíduo de sabão nas roupas, nem nas nossas de adulto nem das da criança recém nascida, isso é e-le-men-tar. Nem do sabão power, nem do sabão de glicerina, nem do sabão de côco, do baratex, de nenhum. Simples assim. Usamos sabão e produtos demais da conta, é preciso reduzir, repensar. O sabão que permanece nas roupas, ou nas fraldas especificamente, forma uma selagem, uma proteção, impedindo a perfeita absorção de umidades (leia-se xixi).

Quanto sabão usar? Uma tampinha de REFRIGERANTE, garrafa pet, para uma quantidade de tipo 20 fraldas e 40 absorventes, numa maquinada básica de 10kg ciclo completo.  Mas só isso vai limpar? Vai, vai limpar, vai higienizar. Quer usar um amaciante? Usa um copinho de 200ml de vinagre no enxague, um antiséptico ou fungicida? Usa 10 gotinhas de tea tree oil (maleleuca), mas não use  a medida recomendada do fabricante. Sua pele, suas roupas e seu bolso te reverenciarão.

Recentemente tive um episódio destes. Trocamos a marca de sabão em casa, e quem me ajudava começou a usar a medida completa, começei a perceber a descarga da máquina turva, espumante, formando volume ao cair no tanque, e TODOS com alergias nos braços e pernas. Quando botei a mão na garrafa de sabão, percebi sua leveza, tava aí a razão de toda a coceira da alergias. Triste realidade da nossa personalidade consumista!

Anúncios

Uma resposta

  1. gente que loucura isso… confesso que é dificil acreditar que uma quantidade tão pequena de sabão vai limpar, ainda mais se tratando de fraldas sujas!!! sempre que vou lavar a roupa lembro desse post e tento colocar menos sabão, mas o instinto capitalista é forte e diz que não vai limpar, haha, mas aos poucos estou conseguindo usar menos sabão…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: